sábado, 6 de outubro de 2012

Disse o Poeta ao Analista


O meu trabalho são as palavras. Palavras são como rótulos,
Ou moedas, ou melhor, como um enxame de abelhas.
Confesso que só as origens das coisas me quebram;
Como se as palavras fossem contadas como abelhas mortas no sótão,
Despojadas dos  olhos amarelos e das asas secas.
Tenho sempre de me esquecer que palavra é capaz de escolher
Outra, para arranjar outra, até que obtenha
Algo que possa ter dito...
Mas não disse.
O teu trabalho é observar as minhas palavras. Mas eu
Não admito nada. Valho pelo meu melhor, por exemplo,
Quando consigo escrever  o meu louvor a uma máquina de níquel,
Naquela noite no Nevada:  contando como o mágico jackpot
Veio três vezes badalando, pelo écran da sorte fora.
Mas se disseres que isto é algo que o não é,
Enfraqueço, lembrando como senti as mãos estranhas
E ridículas e lotadas com todo
O dinheiro da crença.

Anne Sexton
Tradução: Maria Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário