sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dissertação Mental


Não dizer nada. Não ter nada a declarar.
Furtivamente atirar-me à mercê das palavras,
desfiar o novelo em que se instalou a minha mente.
Espraiar monólogos imaginários, encenar reacções.
Descrever, reescrever escrevendo todas as sílabas
De que me lembre de existirem. Talvez invente
Uma ou outra.. ou uma palavra ou outra...

Mas sem dizer nada, nada de nada.
Armar redoma em mim mesma, não me sentir
A mim mesma. Sentir-me do exterior de mim mesma.
Como se houvesse uma nova versão de mim
A cada eternidade e todas acontecessem ao mesmo tempo.
Ainda assim, nada teria a dizer. Nada iria querer dizer.
Preferiria esvoaçar a mente silenciosa ao ritmo das teclas a que hoje me rendo.
Na tecitura caracterizada estendo as vestes da insanidade
Coloco à vista impropérios indizíveis, perceptíveis a meia-dúzia.
Que se lixe, respiro amanhã.

Maria Fernandes, in Contemplações, Constatações e 30 Ventos (2015)


1 comentário: