quinta-feira, 3 de novembro de 2011

De Roto a Esfarrapado




Já todos ouvimos falar, nem que fosse muito por alto, no Antigo Império Russo, na queda do czar, por aí adiante... (terão todos ouvido?) Aceitam-se como factos os dados históricos conhecidos mas será que as consequências dos acontecimentos que tiveram origem no início do século XX no seio da monarquia absolutista no Império Russo ou, se por outro lado, iriam lançar o país num sério declínio moral e humano antes de o guiar na direcção de se tornar uma das grandes potências mundiais?
Se é verdade que o Império Russo se encontrava economicamente devastado e atrasado em relação a outros países da Europa por altura do final da era czarista e que a revolução do início do século XX visou tirar o país dessa mísera condição e atribuir melhores condições de vida às populações, também é verdade que por estas alturas se lançaram as sementes que levaram à implementação de um regime ditatorial comunista liderado por Stalin, após a morte de Lenine, que fez milhões de vítimas, por via da forte perseguição a oponentes ideológicos.
 A abolição da propriedade privada num Estado onde tudo é de todos, a cultura do "vamos lá repartir" é um belo ideal, mas... não funciona. Passou-se do oito para o oitenta. Por um lado tínhamos a Rússia Imperial liderada por um czar que detinha o poder de forma absoluta, onde uma das mais vastas populações do Mundo somente uma fina camada da população tinha boas condições de vida (os nobres). Por outro lado passámos a ter estado que tudo detinha mas que não tolerava ideias contrárias. É certo que a decadência da monarquia absoluta seria inevitável, mas seria este o caminho a percorrer?
Na minha humilde opinião, assumo-me contra qualquer Estado totalitário onde não sejam cumpridas as mais básicas directrizes dos Direitos Humanos. Tal como Saddam no Iraque ou Salazar em Portugal, a Russia teve um Stalin. Enfim... Terá valido a pena tudo aquilo para serem os primeiros a pôr um homem no espaço? Decididamente: NÂO. Disse.

1 comentário: